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domingo, 20 de março de 2016

O Guia do Aportador - Cortando Gastos


Meses depois de começar a economizar arduamente acabei consolidando o habito de poupar, fui anotando as coisas que consegui cortar, e venho hoje compartilhar com vocês.

Meu objetivo sempre foi poupar dinheiro para investir por isso precisamos ser racionais nas compras e ficar sempre de olho nos gastos, principalmente fixos para cortá-los.

Vou tornar esse post fixo e atualizar com dicas sempre que tiver uma nova, com o intuito de ajudar você, caro leitor a poupar o máximo possível e extrair o melhor do seu dinheiro. Peço que sempre que tiverem ideias, compartilhem nos comentários, e aí podemos ir nos ajudando até que alcancemos a gloriosa I.F.

Alimentação

Desde que comecei a fazer a Dieta do Burguês nunca mais tive problemas com gastos alimentícios.
Foi mal, tive que por a foto ao lado.

Na dieta, não compro alimentos que possuem marca, somente alimentos básicos, frutas/verduras/legumes em feiras; carne/frango/peixe em açougues; ovos e leite no mercado ou de produtores que batem em casa; e o mais importante, temperos e condimentos são feitos em casa na minha humilde hortinha de janela! Raramente compro pronto, e por isso temos economizado uma margem enorme e nos alimentado melhor. Sem contar que estou ficando pró na cozinha! Fazer isso só rende benefícios: corpo escultural, saudabilidade, bom humor e mais grana.

Cervejas costumo comprar em mercados de atacado, só compro Heineken e pago R$2,79/355ml. Além disso, evite com todas as forças comer fora, pois isso pode se tornar um hábito/dependência, se puder leve até marmita pro trabalho.

Eu gosto muito de hambúrguer, vez ou outra ia em uma hamburgueria diferente, e acabava gastando R$30,00-R$50,00. Cortei isso totalmente e comecei a fazer meu hambúrguer gourmet em casa,  inclusive com a maionese especial. Cozinhar tem virado um hobby muito gratificante.


Outra dica legal, é comprar especiarias na Zona Cerealista, que fica no centro de São Paulo, direto vou lá e encho a minha moto com produtos do Mercadão e das lojinhas de lá, é um lugar muito bom pra se comprar temperos, sais, cereais, oleaginosas, chás, tudo isso à granel e com bom preço.

Por último, mas não menos importante, se for sair pra comer, tente usar cupons de descontos. Tem uma variedade de sites como Restorando ou Peixe Urbano. Embora eu indique, não gosto de fazer isso, mesmo sendo uma boa ideia, por que ja me peguei comprando ticket pra restaurante japonês sem ter vontade nenhuma de ir, somente pelo bom preço.

Academia


Passei a treinar na academia Smartfit, ela é um pouco mais cheia, mas os aparelhos são ainda melhores e ela é tem unidades em São Paulo inteira, assim não tem desculpa pra eu faltar. Tem perto de casa, perto do trabalho e perto da faculdade.
Antes eu gastava R$160,00; agora gasto R$79,90/mês. Se você não tiver dinheiro pra malhar meu caro, eu sugiro fortemente que você faça o Treino do Prisioneiro.

Bancos



Mudei minha conta corrente para conta digital, e agora não pago mais nenhuma tarifa, nem DOC/TED, o que é excelente para quem aporta mensalmente. Eu já não pagava nada pra ter a conta, mas pagava R$7,90 por cada operação de transferência, agora pago zero. Vale a pena conferir essa dica, e se a sua gerente não cooperar com a mudança no tipo de conta, você deve começar a causar um pouquinho, pois é LEI e assim foi definido pelo Banco Central.

Faço o seguinte:
Converse pessoalmente com a gerente sendo simpático, pegue o nome e o e-mail dela.

Mande um e-mail pra ela, confirmando que gostaria de mudar de conta, se ela recusar mantenha ela em cópia e mande o e-mail para a ouvidoria do banco.

Cobre semanalmente e afirme que vai pedir reembolso se cobrarem taxas, sempre educadamente.
Abra um chamado no ReclameAqui, e copie a ouvidoria, aquele que te atendeu na ouvidoria e a gerente.

Abra um chamado no Procon e envie o protocolo do reclame aqui, o e-mail enviado à ouvidoria/ao que te atendeu na ouvidoria e ao gerente.

Abra um chamado no Banco Central e envie o chamado do Procon, o protocolo do reclame aqui, o e-mail enviado à ouvidoria/ao que te atendeu na ouvidoria e ao gerente. SEMPRE dando continuidade em cima do mesmo e-mail, para que manter a prova de que você fez o correto. Os bancos odeiam isso, eu sei porque trabalho em um, eles vão te dar a conta digital e talvez até te ofereçam algo a mais, como um cartão de crédito sem anuidade por um ano, quando der 11 meses você cancela.

Os bancos conhecidos que oferecem conta digital são: Itaú, Banco do Brasil e Bradesco.

Cartões


Minha dica aqui, é que você não tenha nenhum, a não ser que seja isento de mensalidade. Mesmo assim essa é uma ferramenta perigosa. Em alguns pouquíssimos casos compensa, desde que ele te traga outro beneficio.

Por exemplo, se você tem carro, pode conseguir um bom desconto no seguro com o Cartão Porto Seguro.

Se o seu caso não for o acima, mas você ainda achar que precisa de um cartão, eu sugiro o Nubank, o único problema dele é a fila de espera. O lado bom é que ele te ajuda a ter um controle financeiro bem preciso e em tempo real por sincronizar os gastos via internet, além disso recentemente anunciaram que passarão a oferecer milhas.
 

Celular


Aqui em casa tínhamos o plano SmartVivo Controle de R$49,90, porém recebemos um sms que o preço iria subir pra R56,99; resolvemos cortar para o Vivo Controle Giga de R$39,99. Ele é mais que suficiente pra mim, tem 1gb de internet, sms ilimitado, ligação vivo pra vivo/vivo fixo sem custos e alguns minutos para outras operadoras, mas se for realmente necessário posso adicionar um pouco de crédito.

Compras Online

A internet se aproxima bastante do livre mercado, basta que compare os preços do mesmo produtos em diversas lojas, e assim que terminar, busque um cupom de descontos da loja na web. Já economizei centenas de reais dessa forma. NÃO ESQUEÇA DO FRETE. Alguns que costumavam ser gratuitos hoje já não são mais, fiquem espertos.

Corretoras

Corretoras normalmente compensam mais do que os bancos para se investir, além disso oferecem mais ferramentas e produtos voltados para investimentos.

As corretoras costumam cobrar mais ou menos em alguns produtos, por isso o ideal é ver aonde você investe e colocar os produtos financeiros em mais de uma corretora.

Para tesouro direto eu uso a Rico, porque a taxa é de 0.1%, dentro da média do mercado e ela oferece conteúdos muito legais.

Para FIIs eu uso a Socopa, porque ela não cobra corretagem, somente a taxa de custódia(que também é isenta se você fizer uma operação que gere corretagem com ações, etfs ou derivativos)

Educação

A maior dica que eu posso te dar para economizar com educação é: SEJA UM AUTODIDATA.

Educação é a Internet. Eu baixo livros, faço cursos no Coursera, vejo vídeos no YouTube, e sempre que possível conserto coisas aqui em casa com o conhecimento que veio da internet. Eu sou um retardado com mecânica, mas tenho aprendido a mexer na minha moto, logo logo estarei fazendo a manutenção dela e economizando com isso também.
Conhecimento é o que mais vale, use a internet a seu favor, seja orgulhoso, sovina e autodidata. É a combinação perfeita. Se a educação for puramente para tentar alavancar sua carreira e necessite de um maldito certificado de papel sufite, sugiro que tente conversar com seu gestor e ver se sua empresa tem algum programa de incentivo, caso contrário não faça, opte sempre por aprender sozinho.

Energia/Eletricidade

A tarifa de energia aumentou muito em casa, não sou eu quem paga, mas ajudo a economizar.

Nossos chuveiros possuem aquecedores solares, o que da uma boa economia.

Sempre que uma lâmpada queima, substituímos ela por LED, que fornecem uma potencia 3x mais forte pra cada watt usado, consequentemente, se usa menos lâmpada ou menos watts para a mesma luminosidade, ela é cara, mas se paga. Vale a pena comprar do ali express(pague no boleto bancário para evitar IOF/flutuação do dólar).

Internet

Aumentamos o plano de internet de 10mb para 50mb, nosso plano era muito antigo e pagávamos R$79,00, agora pagamos R$89,00. Aqui não tem miséria. Sem internet, sem vida.

Lazer



Passei a optar por roles que não tem custo pra entrar.

As vezes vou no parque Ibirapuera fazer exercícios quando quero passear a tarde.
Quando quero sair pra beber ou conhecer mulheres vou na Vila Madalena, levo cervejas geladas dentro de um cooler dentro da minha moto, paro em um ponto estratégico, não pago estacionamento e me divirto. As vezes tem até música ao vivo. Se você quiser ir lá conhecer, sugiro ficar na esquina do Quitandinha.

Um outro tipo de lazer, que faço quando fico em casa, é jogar e assistir TV. Jogo um jogo online gratuito que chama League of Legends, é maravilhoso. Tem uma comunidade gigantesca, e não existe vantagem em pagar. Fora ele jogo Counter-Strike, comprei pelo Steam em uma promoção e paguei R$12,50. Jogo lindo. Não tenho vídeo games e acredito que eles se tornam inúteis depois de 3 anos por isso não vale a pena investir em um console, meu pc tem 4 anos e pretendo ficar com ele mais uns 4 pelo menos, uso um controle de Xbox nele pra jogar corrida também, muito legal.

Telefonia

Cancelamos o telefone fixo em casa, cortamos R$80,00/mês.

Transporte

Minha moto me salvou nessa categoria, bem como eu havia planejado.
Dessa vez resolvi não renovar o seguro, com isso vou gastar menos R$1100,00 este ano.
Tenho feito em média 41km/l de gasolina, percebi uma pequena redução desde que o governo autorizou legalmente a reduzir o número mínimo de gasolina para 70%, antes eu fazia 44km/l.

T.V. à cabo

Cancelamos a Sky, cortamos R$119,00/mês.

Contratamos Netflix R$19,90/mês. Ainda sim, sou a favor de cortar Netflix e em breve farei um post sobre como consumir conteúdo gratuitamente.

Vestuário




Eu compro pouquíssimas roupas, a última vez que investi bem fazem 4 anos, desde então uso as mesmas. Se decidir compar, compre sempre fora de temporada.
A melhor época pra comprar roupas de verão é em janeiro.
Já roupas de frio, deixe pra setembro/outubro.
Se você não sabe comprar roupas ou gostaria de aprender a se vestir melhor clique aqui.

Viaje para comprar

Em alguns casos compensa viajar para comprar, assim evitamos de dar nosso dinheiro na mão dos irresponsáveis governantes. Uma vez ao ano, da para ir para EUA/Paraguai/Argentina/Chile fazer compras de produtos tecnológicos, queijos, vinhos, roupas e outros acessórios. É claro que o ideal é colocar tudo no papel, mas para mim que vou de moto(scooter), quase sempre compensa pois nada vence os impostos altíssimos que são convertidos em presentes para os funças publicos. - Sim, eu viajo de scooter eventualmente.

SEMPRE INVISTA O DINHEIRO ECONOMIZADO, não é pra economizar e gastar com outras coisas pouco importantes,  a ideia é aumentar o seu poder de compra enquanto os brasileiros com quem você compete mantêm ou reduzem. Falhando miseravelmente.

Espero que o post de hoje ajude vocês a conseguirem bons resultados e potencializarem seus investimentos meus caros.
Bons ganhos e um grande abraçoo!!

quinta-feira, 10 de março de 2016

Alimentação - Princípios Básicos


Seguindo a linha de posts sobre saúde e desenvolvimento pessoal, hoje vamos falar sobre alimentação, que é um dos assuntos mais importantes para o desenvolvimento físico e mental.
Lembrando que este post é focado naqueles que querem ter resultados, mas não estão dispostos a gastar muito dinheiro.

Para começar, devemos olhas os macronutrientes: carboidratos, proteínas e gorduras! Estas são a base alimentícia para qualquer animal.
Um exercício legal é passar a ver as tabelas nutricionais daquilo que vocês comem, assim vocês poderão avaliar o que vale a pena ser comprado/comido e o que deve ser cortado.



Carboidratos: São usados como fonte de energia. Existem níveis de índice glicêmico, mas classificamos como alto e baixo.

Todos os doces de criança são de alto índice glicêmico, como refrigerantes, sorvetes, bolos, balas, etc.

Para simbolizar o baixo índice glicêmico, temos a batata doce, cenoura, brócolis, etc. Aqui você pode conferir na tabela.

É importante saber isso, pois você SEMPRE deve optar por CARBOIDRATO DE BAIXO ÍNDICE GLICÊMICO em todas as horas do dia, com EXCEÇÃO de IMEDIATAMENTE APÓS O TREINO, visto que é necessário repor as energias.

PORQUE? Quanto maior o índice glicêmico mais rápido o carboidrato/açúcar vai entrar na corrente sanguínea e mais rápido estimulara sua insulina. Criando picos de insulina. A insulina é responsável por transportar os nutrientes para as células. Mas estes picos são muito ruins, pois você não quer tê-los sempre, apenas logo após o treino e junto com uma proteína(para transportar as rápido e estimular a recuperação). Pois se você tiver sempre, vai aumentar a resistência à insulina e ficará cada vez mais difícil, acabando com a eficiência do corpo no transporte de nutrientes.


Você não precisa lembrar de tudo isso, lembre se apenas de comer carboidratos de baixo índice glicêmico sempre, e alto apenas imediatamente depois do treino, sempre acompanhados de proteínas.


Proteínas:
Existe diferença, relacionada ao aproveitamento que é medido em valor biológico, mas não se peguem a isso. Apenas consuma a quantidade indicada. A maioria é de lenta absorção, por isso evite comer muita proteína 1h antes do treino ou menos, pois você tende a ficar pesado e com sono, deixando de se exercitar direito. O ideal é dividir a quantidade necessária total em porções iguais ao longo do dia e consumir proteína de rápida absorção logo após o treino.





Gorduras:
Existem diferenças, mas não se apegue a isso. No entanto, diferentemente da proteína, é necessário se preocupar, com as fontes! De preferência às oleaginosas.





Como nosso objetivo é nos alimentar da melhor maneira possível gastando o mínimo, vamos evitar ao máximo alimentos que não sejam básicos.


Lista de alimentos base
  • Carboidratos
ao longo do dia: batata doce, arroz integral, aveia
pós-treino: banana
  • Proteínas
ao longo do dia: carne, peixe ou frango. Evite porco, mas tá liberado comer às vezes. Leite e ovos também, mas em menores quantidades diárias.
pós-treino: Whey Protein
  • Gorduras
 oleaginosas e atum

O carboidrato vai fornecer energia, a proteína vai reconstruir seu corpo fazendo o crescer maior e mais forte e as gorduras são a base dos hormônios, além de lubrificarem suas juntas. Por isso é importante consumir todos estes macronutrientes. Jamais faça uma dieta onde se corta brutalmente um destes, assim como nos investimentos, o longo prazo é muito mais importante e dará os retornos desejáveis, faça apenas pequenos ajustes de acordo com seu corpo e seus objetivos.

Micronutrientes:
Não me preocupo muito com eles, pois estão sempre em boas quantidades nos alimentos base, para me certificar de que recebo as quantidades devidas tomo um multivitamínico diariamente, mas isso é opcional.

Sobre os ajustes:
Se você se sentir cansado adicione carboidratos.
Se você se sentir dolorido adicione proteínas, pois os aminoácidos ajudam na recuperação.
Se você estiver engordando adicione proteínas e retire carboidratos, para usar as proteínas como energia e emagrecer.
Se você estiver perdendo peso sem ver mudanças adicione carboidratos e proteínas para manter/ganhar.
Se você está emagrecendo e ganhando músculos continue até o seu corpo se estabilizar, e aí adicione gradativamente mais proteínas e carboidratos de acordo com seus objetivos.
Os ajustes devem ser feitos dosando sutilmente, sempre dando um bom tempo para que o corpo apresente as diferenças. Eu sugiro que se de um tempo entre 21 dias e 30 dias.

No fundo, musculação é sobre conhecer seu corpo.

O segredo da alimentação não é fazer dieta, mas sim construir bons hábitos, pouco a pouco.

Quantidades Necessárias
Arnold Schwarzenegger diz em seu livro, que uma boa refeição é composta 40% carboidratos, 40% proteínas e 20% gorduras.
As quantidades diárias normalmente são medidas de acordo com seu peso.
Por exemplo:
o calculo para as proteínas normalmente é número de kilos * 0,2 = número de gramas por dia.
Eu peso 60, devo comer no MÍNIMO 120g de proteína para ter bons resultados.

CLIQUE AQUI PARA CALCULAR A SUA QUANTIDADE IDEAL

Suplementação
Suplementos são incríveis e servem apenas para COMPLEMENTAR e não substituir a dieta, mas a maioria deles possui péssimo custo x benefício. O único que eu considero obrigatório é o Whey Protein.



  • Whey Protein
O Whey Protein é uma proteína de rápida absorção, sintetizada a partir do soro do leite, excelente para se tomar LOGO APÓS o treino, e estimular a recuperação dos músculos.





  • Creatina(opcional)
Ajuda bastante no desenvolvimento muscular, mantém as células bem hidratadas e ajuda na recuperação, mas não pode se tomar eternamente, o indicado é fazer ciclos de 30 dias e ai parar por 2 meses e decidir se quer repetir. Ela é também um nootrópico.




  • Multivitamínico(opcional)
Serve pra garantir que a necessidade de vitaminas seja suprida. Só compre se tiver dinheiro extra.

  • Óleo de peixes(opcional)
Cheio de gorduras boas, tem muitos benefícios por causa do epa/dha e dos ômegas 3-6-9. Não é necessário, visto que comer uma lata de atum/dia já supre completamente a necessidade, é mais para aqueles que não gostam de comer peixe. Ela é também um nootrópico.


  •  Termogênicos e Pré-treinos(evitar)
Não sou contra, já tomei, mas não compensam o valor pago, além disso melhoram o desempenho apenas no curto prazo e tornam difícil a readaptação do metabolismo.







Bom pessoal, por hoje é isso, tem bastante a ser absorvido, espero que tenham gostado do artigo e que ele venha a ajudar vocês de alguma maneira.

Grande Abraçoo!

domingo, 6 de março de 2016

A Academia e o Investidor


Eu nunca entendi porque investidores e esportistas andam tão distantes um dos outros, é como se as pessoas, desde pequenas, dividissem-se em intelectuais ou corporais, esquecendo-se que é completamente possível ser bom em ambos. Novamente vemos traços da matrix, desta vez de caráter limitante.

O mercado e o esporte tem muito em comum, por exemplo, para performar bem neles é necessário se privar de algumas tentações, pessoas cheias de desculpas e sem determinação são implacavelmente destruídas e retiradas do jogo, o longo prazo e a experiência são fatores cruciais e a recompensa é extremamente valiosa.

Fazer musculação traz muitos benefícios, observe a lista abaixo:
  • melhor desempenho e apetite sexual
  • mais força
  • melhor autoestima
  • mais atenção das mulheres
  • sistema imunológico imbatível
  • melhor conexão mente corpo
  • melhor gestão do estresse
  • mais saúde física e mental 
  • redução da ansiedade e da depressão
Como se os motivos acima não fossem suficientes, ainda existem milhares de outros benefícios como aumentar a longevidade, expandir a inteligência, manter a pele rejuvenescida, entre outros.
É importante perceber que cada um dos objetivos, comba perfeitamente com o conceito de investir dinheiro. Tente observar a figura maior. Mais tempo de vida, com um corpo fisicamente mais bonito e apresentável resulta diretamente em um melhor aproveitamento do suado patrimônio conquistado. Ou seria melhor aproveita-lo com as pernas pra cima devido a gota que se acumulou durante anos? Mais força, menor doença e mais sexo(e de melhor qualidade) equivalem também a uma vida muito melhor.

Respectivamente, David S. com 50 anos, e David H, com 55 anos.

Eu fico indignado, quando dizem que ganhar dinheiro basta. Isso não é verdade. Potencializar e conservar sua saúde é essencial. Cuidar do seu corpo é trabalhar para si mesmo e colher todos os resultados integralmente. Aqui não tem governo, aqui não tem chefe, aqui só tem você e as suas decisões. No geral, pessoas que fazem musculação são mais respeitadas, possuem mais voz ativa, possuem mais poder.

Nem tudo são flores, como foi dito antes é necessário fazer alguns sacrifícios. Você vai precisar usar o seu tempo, energia, força de vontade e dinheiro para obter sucesso na musculação, e eu sei que isso não é pedir pouco, mas vale o esforço. É possível ser eficiente e conseguir um bom resultado gastando poucos recursos. Da pra fazer uma dieta extremamente robusta gastando menos do que você gasta hoje, e é possível treinar em meros 45 minutos.

A musculação é dividida em 3 pilares:
  • Descanso
  • Treino
  • Alimentação
Por hora vou deixar um vídeo sobre uma parte da história do Arnold Schwarzenegger, é bem curto e vale a visualização. Espero que gostem.


O resto é com vocês...
Bons ganhos e um grande abraçoo!